24/10/2011

Os Chakras sua importância e a relação com os Orixás.

Print

Chakra é a palavra sânscrita que significa roda. São centros de irradiação, estruturas energéticas que vêm de fontes superiores. Os chakras são centros de força por onde os campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao corpo físico.
Existem enúmeros chakras em nosso corpo. Porém sete são os principais e possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência, receber e transmitir energia espiritual.
Cada um dos chakras (centros de irradiação) possui ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Estes centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, mental e espiritual do homem.
Sendo assim cada chakra é regido por uma vibração e estão envolvidos na captação das energias superiores. Na umbanda essas energias superiores significam a vibração dos Orixás. Como demonstra a figura a seguir:


Chakra Coronário --> Localiza-se no topo da cabeça --> Regido por Oxalá --> Cor Branca. É o nosso laço com as forças superiores, o nosso canal divino que sempre busca a paz. Quando em equilíbrio proporciona a consciência cósmica, sabedoria e inspiração. Quando em desequilíbrio proporciona a desmotivação, depressão, desânimo e o bloqueio.

Chakra Frontal --> Localiza-se entre os olhos e está ligado a glândula hipófise --> Regido por Iemanjá; Oxum; Iansã e Nanã --> Cor Amarelo. Tem como função a concentração, memorização, percepção, intuição, para os projetores astrais este chakra é de suma importância pois, permite melhor discernimento e maior facilidade para tarefas como clarividência e mediunidade, também tem forte conexão com nossa consciência. Quando em equilíbrio da todos os sentidos anteriores. Quando em desequilíbrio dá dores de cabeça, falta de concentração e problemas de visão e audição.

Chackra Lagíngeo --> Localiza-se na garganta e está ligado a glândula tireóide --> Regido por Yori ou Ibeji --> Cor Vermelho. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais. Quando em equilíbrio dá eloquência, comunicação e boa expressão. Quando em desequilibrio proporciona a falta de comunicação, problemas em torno da voz, gagueira, isolamento, vertigens, fadiga, asma, doenças metabólicas, obesidade, repressão e dificuldade de representar suas idéias. Podendo causar incertezas, indecisões, dúvidas e desânimo, afetando a auto-expressão e a prosperidade.

Chakra Cardíaco --> Localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. --> Regido por Xangô --> Cor Verde. É  considerado um canal de movimentação das emoções. Quando em equilíbrio fornece capacidade de perdoar, vontade de estar em grupo ou com amigos, tolerância, espírito de equipe, compaixão, paz. Quando em desequilíbrio causa problemas de relacionamento com o mundo exterior, sensação de falta de intercâmbio amoroso e um angustiante vazio dentro do peito. Os sintomas comuns são: raiva, irritação, ódio, problemas cardíacos, depressão, dores no peito e angústia.

Chakra Umbilical --> Localiza-se no Plexo solar --> Regido por Ogum --> Cor Laranja. É responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita a percepção de energias.Quando em equilíbrio proporciona força de vontade, determinação, poder. Quando em desequilíbrio provoca timidez, egoísmo, narcisismo, egocentrismo vários tipos de medos, que geram propensão para a raiva e violência, dificuldade de expressar a autoconfiança e criatividade, incapacidade de se colocar em sintonia com as pessoas, locais e carência de auto-estima. Os sintomas mais comuns são: enjoôs estômacais, falta de vontade, arrogância, irritação, medo, ódio e distúrbios alimentares. 

Chakra Esplênico --> Localiza-se na região do Baço e Pâncreas --> Regido por Oxossi --> Cor Verde. É Responsável pela vitalidade dos nervos. Quando em equilíbrio produz energia sexual para as mulheres, está diretamente relacionado com a mediunidade, e quando em desequilíbrio proporciona problemas sexuais, problemas no sistema urinário, no útero, e problemas de coluna. Os bloqueios desse Chakra são geralmente causados por problemas emocionais, dificuldade em dar e receber e intensidade de prazer ou dor, manifestando histeria e vícios; excesso de preocupação com o futuro, com o bem-estar dos outros e com a preservação. Medos e ressentimentos sobre o sexo, causando experiências sexuais traumáticas ou dificuldades no parto. Os sintomas mais comuns são possessividade e ciúmes em exagero.

Chakra Básico (Raiz) --> Localiza-se na Base da Coluna e está ligado as glândulas supra renais --> Regido por Yorimá --> Cor violeta. É responsável pelo estímulo direto da energia e circulação do sangue. Nos liga a energia da Terra. Em equilíbrio proporciona o bem-estar físico, ligação com a terra e vitalidade, nos homens equilibra a sexualidade. Em desarmonia provoca raiva irritação, pânico, desânimo, impotência sexual, constipação e medo de viver. Também podem causar problemas de coluna, hemorróidas, instabilidade social e emocional, uso incorreto da vontade, o sentir-se impotente diante das situações, insegurança, desespero, medo e falta de praticidade. Além de preocupações excessivas com as coisas da matéria, ganância, descontrole dos aspectos instintivos e sexuais. Seu desequilíbrio pode manifestar-se por impotência sexual e frigidez.

----> Portanto é importante que todos procurem um ambiente para se restabelecer, seja numa missa na igreja, em um culto num templo, tomando passes numa casa espírita; universalista e de umbanda. Numa meditação e até mesmo durante uma oração feita com fé. Os passes transmitidos pelas entidades nada mais são do que a energização dos chakras promovendo assim o seu equilíbrio harmônico; além disso, são retirados miasmas; formas pensamentos; energias negativas acumuladas no dia a dia. Por isso é importante que todas as pessoas procurem tomar passes com frequência. 

;)))

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...